Monday, February 27, 2006

Crónica Negra


dó ver a cara dos jogadores do Porto, ver a cara de jogadores que não acreditam na “pseudo táctica” de um treinador sobre o qual não tenho sequer palavras para descrever o que penso. Os jogadores devem ter consciência do que fazem durante semana e devem saber que não é lá grande coisa, até porque, e mesmo que já não muitos, ainda estão naquele plantel jogadores que foram Campeões da Europa e sabem a forma como lá chegaram. Ainda para mais, deve custar ouvir dizer o treinador que os levou a tal troféu que “Se não precisasse de ganhar sempre também gostava de jogar com três defesas”. Ora, então mas o Porto não precisa, ou pelo menos não devia ter a pretensão, de ganhar sempre!

Assim temos três defesas que nem são três centrais, nem um central e dois laterais, são um misto de nada. Temos dois jogadores na frente aos quais não chega uma única bola jogável. E é natural, uma vez que, mesmo não sabendo o que os jogadores fazem no treino, sei que não são capazes de dominar uma única bola, não são capazes de fazer um para um contra quem quer que seja, e não são capazes de fazer mais do que dois passes seguidos entre si (não estou a contar com os efectuados para o guarda redes do meio campo), tudo coisas que se devem trabalhar nos treinos e não parecem sê-lo. A bola não deve ser uma “coisa” estranha que de repente aparece nos pés e bate nestes como se de uma parede se trate. Técnica não é fazer malabarismos com a bola, isso é circo, técnica é saber receber, passar e rematar uma Bola.

Sobre o Baía, deu um frango, no entanto no final do jogo soube dizer “assumo as minhas responsabilidades”, e essas responsabilidades vão sem dúvida passar pela continuidade no banco. Agora resta saber se mais alguém terá a mesma dignidade e assumirá as suas responsabilidades! (Atenção não estou a pedir ao Pinto da Costa para renovar contrato por mais dois anos com a equipa técnica, como já nos vem habituando)
As responsabilidades em resumo:

  • Baía: Muito mal batido, (dito frango)
De Outro (Coo):
  • Primeiro remate à baliza realizado Porto: 41 min. – Após o golo sofrido (seria interessante de ver se mais alguma equipa da liga tem igual apontamento quando jogou na luz, sem certezas, penso no entanto que não!)
  • Subsituições: 70 min. (claro, porque haveriam de ser antes?! Até se estava a jogar tão bem, e o resultado era excelente!)
  • Jogo Paupérrimo (assistências para a entrada da área para jogadores do Benfica, atrasos consecutivos para o guarda redes do meio campo, estilo de jogo dito directo (por mim dito sem cabeça) do primeiro ao último minuto, etc.

Se bem me lembro dos acontecimentos do início da época, o Porto começou a tentar utilizar esta “pseudo táctica”, e ainda que na altura as exibições até fossem de encher alguns olhos (mas com poucos frutos) os resultados foram visíveis, muito maus. Na altura o Quaresma, em boa forma (ao contrário do que acontece na actualidade), não cabia na equipa. Depois de todos os adeptos, jornalistas, etc. dizerem que não era bem assim que se fazia e quais os jogadores que deviam jogar lá decidiu trocar. Lá colocou os ditos 4x3x3 (para mim 4x5x1) tradicionais e surpresa das surpresas o Porto ganhou e ficou em primeiro lugar destacado. Como este facto deve ser incomodativo, decidiu voltar ao início, só que em versão pior, agora perde e com uma qualidade de jogo muito parecida com a do Penafiel (com todo o respeito que merece).

Da mesma forma que o Quaresma não cabia antes, agora quem não cabe é o Diego, o Lisandro ou o Jorginho. Até concordo que todos ao mesmo tempo possam ser um pouco incompatíveis, mas nenhum deles jogar é incompreensível. Pode refugiar-se na desculpa que são jogadores que não têm a sua mão nas contratações, mas curiosamente existem dois laterais escolhidos por si que também não servem.

Não é preciso ser nenhum génio da táctica para ver que com os jogadores apresentados de seguida (e respectivos suplentes em casos de lesões e castigos) se levaria o Porto ao título: Hélton (Baía) – Chec (Peixoto), Pepe, Pedro Emanuel (Ricardo Costa) e Bosingwa (sem suplente devido à grande contratação que foi o Sonkaia, talvez alguém da equipa B ou o Ibson) – Paulo Assunção (Raul Meireles), Lucho Gonzales (Ibson), Jorginho (Diego), Quaresma (Anderson) e Lisandro (Evanildo) – Adriano (Sokota). P.S. – Isto porque não me esqueço do que o McKarty fez toda a primeira volta!

No comments:

 
Free counter and web stats